A vitória da Venezuela sobre o Chile, que valeu um apuramento histórico e inédito para as meias-finais da Copa América, mereceram o tributo de duas personalidades controversas: Hugo Chavez e Fidel Castro. O presidente venezuelano está de volta a Cuba e fez questão de ver o jogo ao lado do amigo.

Ora a partir de Havana, onde se encontra a fazer tratamento pós-operatório a um cancro, Hugo Chavez foi twittando as incidências do jogo e dando conta da alegria de Fidel Castro. «Goooooooooooooooooooollllllllll de La Patria! Viva Venezuela! Aquí viendo el juego con Fidel!!! Viviremos y Venceremos!!», escreveu.

Copa América: Venezuela vence Chile por 2-1

Mais tarde informou que Fidel Castro já estava a ver a vitória venezuelana, o que é quase uma afirmação de triunfo. Recorde-se que Hugo Chavez revelara que tinha sido Fidel a perceber-lhe o cancro, só de olhar nos olhos. A capacidade de ver mais longe do líder cubano era por isso uma previsão animadora.

«Fidel veio e trouxe sorte à Vinotinto. Cantou o golo e adivinhou a vitória. Venceremos! Agora vai ver a segunda parte desde sua casa!!!», explicou Hugo Chávez, que ficou em silêncio no golo do empate do Chile, para celebrar o tento de Cichero. «Ay compadreeeeeee!!!! Que Golazoooooooooooo! Bravo!!»

Após o fim do jogo, e enquanto os jogadores corriam como loucos no relvado, Chavez exultava um apuramento inédito... no twitter: «Gloria ao Bravo Povo!!! Rendamos tributo supremo aos nossos rapazes da Gloriosa Vinotinto!! Viva Venezuela!! Viveremos e Venceremos!!», escreveu o presidente.