Rafael Nadal recuperou da lesão que o obrigou a desistir de Monte Carlo e vai regressar à competição no torneio de Barcelona, que venceu em doze ocasiões, e deixou claro que irá «continuar a competir até sentir que não vale mais a pena».

O vencedor de 22 torneios do Grand Slam, de 37 anos, não disputa um encontro oficial desde o ATP 250 de Brisbane, no início de janeiro, quando regressou ao circuito após um ano de ausência.

«Amanhã [na terça-feira] vou estar no court. Tenho muitas boas recordações deste torneio e a decisão de voltar aqui e de competir foi tomada no último momento. As semanas de treino foram positivas», começou por dizer o tenista espanhol, em conferência de imprensa.

E deixou uma garantia. «Vou continuar a competir até sentir que não vale mais a pena. Neste momento, não tenho data-limite para a minha carreira. A vida vai marcando o teu caminho», acrescentou.

Nadal, que vai defrontar o italiano Flavio Cobolli na primeira ronda, rejeitou a sensação de «medo» e apontou para o passado recente, no caso de se deparar com novo problema físico.

«Medo de quê? O pior que me pode acontecer é voltar a ter algo que me impeça de competir como quero. É algo que tem acontecido muitas vezes no último ano e meio. Não sei o que vai acontecer no futuro, mas, neste momento, a minha sensação é de que esta será a última vez que compito aqui [em Barcelona]», explicou.

Por fim, abordou a ausência do Masters 1.000 de Monte Carlo na passada semana. «Não estar presente abalou-me, mas, felizmente, as coisas melhoraram esta semana e sinto-me confortável o suficiente para jogar amanhã [na terça-feira]», destacou ainda.