Portugal selou em Zenica, com selo de ouro, a melhor década de sempre da selecção. Mas a presença no Mundial 2010 faz mais: coloca Portugal num clube restrito, onde só cabem quatro outras selecções.
Os números confirmam que não está ao alcance de qualquer um marcar presença nas fases finais de todas as grandes competições ao longo de uma década. Foi isso mesmo que Portugal assegurou, superando a Bósnia. Desde 2000, a selecção nacional não falhou uma grande competição e fez o pleno chegando à África do Sul.
Apenas quatro selecções europeias podem orgulhar-se de igual registo. Alemanha, Itália e Espanha já o tinham garantido, a França também repetiu a proeza, ao superar igualmente, e de forma polémica, o play-off com a Irlanda. Nenhuma outra marcou presença em todas as competições, continental e mundial.
Uma década de ouro que viu passar quatro treinadores pelo comando da selecção: Humberto Coelho, António Oliveira, Luiz Felipe Scolari e, agora, Carlos Queiroz. E muitos jogadores, mas sobretudo aqueles que representaram a chamada geração de ouro.
Fórum: e agora, Portugal vai até onde?
Tudo começou, para Portugal, com um campeonato memorável, o Euro 2000. Uma campanha fantástica levou a selecção até às meias-finais, onde caiu frente à França, futura campeã europeia.
Seguiu-se o Mundial 2002, uma desilusão selada com o adeus frente à Coreia do Sul, na primeira fase. Depois o Euro 2004, Portugal a jogar em casa, um mês de festa e a selecção a chegar à final, para perder frente à Grécia.
Próxima paragem, Alemanha. Em 2006, Portugal superou obstáculo atrás de obstáculo e também só parou na meia-final. De novo a França e um penalty de Zidane.
Depois foi o Euro 2008. Aqui, a campanha foi mais curta: terminou nos quartos-de-final, às mãos da Alemanha. Representou a despedida de Luiz Felipe Scolari, que seria rendido por Carlos Queiroz. O treinador português orientou uma campanha de qualificação para o Mundial marcada por muitos sobressaltos e que teve hoje a última barreira. Portugal selou o seu lugar entre a elite.
Aproveite para recordar esta década inesquecível da selecção. Veja as imagens dos melhores momentos.