O atual campeão do mundo, Rui Costa, garante que vai lutar por um lugar no Top 10 na Volta a França do próximo ano. O ciclista português espera uma prova dura, rápida e nervosa.

«O Tour é sempre uma prova dura, rápida, muito nervosa e creio que, já a começar pelas etapas em Inglaterra, será algo difícil devido ao vento. E logo no quinto dia, uma etapa com setores em pedra, creio que a primeira parte já será muito dura e stressante», afirmou Rui Costa aos jornalistas após a apresentação oficial da prova.

A 101ª edição do Tour tem partida em Leeds, Inglaterra a 5 de julho e termina em Paris, dia 27. Rui Costa, que deverá ser o líder da equipa italiana Lampre, afirma que será uma competição «complicada», mas que vai «trabalhar para estar nas melhores condições».

«As provas a que me tenho adequado melhor são provas de uma semana, de um dia, o Tour é algo novo, algo para descobrir. Espero no próximo ano estar numa boa condição e, quem sabe, lutar pelo top 10», afirmou.

O ciclista português reconhece que «tosdos os anos» tem «subido um degrau de cada vez» e espera, no próximo ano «não estancar e poder subir novamente um degrauzinho».

Na 100ª edição da Volta a França, Rui Costa venceu duas etapas. Dois meses depois, voltou a fazer história, em Itália, onde se tornou o primeiro português a conquistar o título de campeão do mundo de ciclismo.