Vencedor nas três últimas edições do prémio de atleta masculino do ano da Confederação do Desporto de Portugal, Rui Costa volta a estar nos finalistas, numa lista que inclui também Nelson Évora, também ele três vezes vencedor, Miguel Oliveira, Fernando Pimenta e Rui Bragança.
 
O campeão europeu de pista coberta do salto em comprimento e medalha de bronze no Mundial é mesmo o grande adversário do ciclista da Lampre-Merida, que terminou o ano como nono classificado no ranking mundial e é o atual campeão nacional de fundo.
 
Além dos dois atletas masculinos com mais distinções nos 20 anos de história da Gala do Desporto, estão nomeados o piloto Miguel Oliveira, vencedor de cinco grandes prémios de Moto3, Rui Bragança, ouro na categoria -58 kg no taekwondo nos Jogos Europeus de Baku, e o canoísta Fernando Pimenta, bronze em K1 1.000 no Europeu e no Mundial.
 
No setor feminino, o prémio da atleta do ano da Confederação do Desporto de Portugal (CDP) será disputado entre a ginasta Filipa Martins, oitava no Europeu no concurso all around, a patinadora Mariana Souto, campeão mundial e europeia em pares dança juniores, a canoísta Francisca Laia, medalha de prata em K1 200 nos Mundiais sub-23, Ana Teresa Almeida, campeã mundial de bodyboard da Internacional Surfing Association, e a mesatenista Fu Yu, bronze no Europeu.
 
Para o galardão de equipa do ano estão nomeadas, além do K4 1.000 que conquistou a prata no Europeu de canoagem, quatro seleções nacionais: a universitária de andebol masculino, ouro nas Universíadas, a de hóquei em patins sub-20, bicampeã mundial, a de futebol de praia, campeã mundial e europeia, e a de ténis de mesa, ouro em Baku2015.
 
A votos para serem eleitos jovem promessa estão Joana Cunha (desporto universitário/taekwondo), prata na categoria de -57 kg nas Universíadas, José Souto (patinagem), bicampeão mundial de solo dance em juniores, João Amorim (canoagem), campeão mundial de maratona em C1 júnior, Ruben Neves (futebol), o mais jovem capitão do FC Porto na Liga dos Campeões, e Melanie Santos (triatlo), bronze no Mundial e Europeu de sub-23.
 
Os nomeados para treinador do ano são Rolando Freitas, selecionador de andebol universitário e de elite, João Ganso, técnico de Nélson Évora, Hélio Lucas e José Sousa, responsáveis pela canoagem nacional, Mário Narciso, selecionador de futebol de praia, e Lino Barruncho, técnico dos triatletas João Pereira, Miguel Arraiolos e Melanie Santos, vencedores de várias medalhas internacionais.
 
Os cinco finalistas de cada categoria vão estar submetidos à votação online do público (com um peso de 60 por cento) e à votação dos presentes na Gala do Desporto, cuja 20.ª edição decorre no Casino Estoril a 11 de novembro.
 
Na Gala do Desporto é igualmente entregue o Prémio Personalidade do Ano - Mérito Desportivo a desportistas e entidades indicados pelas filiadas da CDP (uma indicação por cada federação) e o Prémio Alto Prestígio, a mais alta distinção da entidade.