O judoca João Pina não conseguiu disfarçar a desilusão por não ter conseguido atingir uma medalha na categoria de -73 quilos, dos Jogos Olímpicos de Pequim, depois de ter perdido com o japonês Yusuke Kanamaru: «Trabalhámos para ganhar medalhas e, obviamente, fiquei muito aquém dos objectivos. Tanto neste como no outro combate, podia ter feito melhor. As coisas não correram bem. Se calhar devia ter lutado de outra maneira. Por isso, não estou satisfeito. Amanhã começa outro ciclo e há que preparar-me melhor. Corrigir os erros.»
O mau resultado do judoca surge depois das prestações decepcionantes de Telma Monteiro e Pedro Dias, que não foram além do nono lugar. Pina lembra que estar nos JO já é, por si, um bom resultado: «Só o facto da modalidade estar cá significa que estamos num grande nível e entre os melhores do mundo. É uma grande conquista estar aqui.»
O português rejeita a ideia de que a fasquia foi colocada num patamar demasiado alto: «O trabalho feito foi precisamente para chegar aos Jogos Olímpicos e poder ganhar uma medalha. O meu objectivo é ganhar medalhas em todas as provas. Quando falamos em medalhas, se soubéssemos que não conseguíamos, não falávamos. Cada prova é uma final e, às vezes, o sorteio não é tão favorável. Há várias coisas que podem influenciar o resultado.»