As equipas da liga norte-americana de basquetebol (NBA) poderão, a partir desta quarta-feira, entrar em negociações, com agentes e jogadores, e abrir as instalações para os atletas realizarem «treinos voluntários».

Os responsáveis pela NBA tinham, terça-feira, comunicado às 30 equipas da liga que podiam começar as negociações, ainda que sem a permissão de qualquer acordo verbal ou escrito.

Nesta quinta-feira, os basquetebolistas ficam a poder aceder às instalações dos clubes para treinar de forma voluntária, uma vez que só a 9 de Dezembro é que os campos oficiais devem abrir.

Desde 1 de Julho, aquando do início do «lock-out», que os jogadores estavam proibidos de entrar nas instalações dos clubes para treinar e que os clubes estavam igualmente proibidos de negociar com jogadores e agentes.

Caso se confirme o pré-acordo assinado entre patrões e jogadores, a época regular começa no dia de Natal com três jogos, um dos quais Dallas Mavericks e Miami Heat, e terá esta temporada apenas 66 encontros.