Os adeptos do Manchester United ainda estão a tentar digerir a derrota de domingo com o Manchester City (4-1) e há até quem já peça a saída do treinador David Moyes, mas a verdade é que Alex Ferguson conseguiu fazer pior (o melhor já todos sabemos, claro).

Foi precisamente no primeiro derby de Manchester para o campeonato (em casa do rival) que o histórico treinador teve de enfrentar que sofreu um dos maiores desaires da sua carreira - curiosamente suplantado por um dos últimos, o célebre 6-1 de há duas épocas, mas este em Old Trafford. A 23 de setembro de 1989, precisamente há 24 anos, o Man Utd perdeu em Maine Road por 5-1. Polémico, o jogo chegou a estar parado devido a confrontos entre adeptos.

Na altura, Ferguson disse ter-se sentido tão mal que foi como ficar de cama uma semana. Agora, Moyes não vai ter tempo nem para respirar, pois enfrenta o Liverpool já na quarta-feira, em jogo a contar para a Taça da Liga. «É horrível perder um derby. Dói. Acreditem em mim, ninguém vai querer recordar isto», admitiu Vidic.

Este é o segundo pior arranque do campeonato do Manchester United em 20 anos, só suplantado pelo desastre que foi em 2004/05. Enquanto esta época a equipa de Moyes está no oitavo lugar com apenas sete pontos em cinco jornadas, há nove anos Ferguson tinha somado seis pontos à quinta jornada. Recuando ainda mais, em 86/87 a equipa somou cinco pontos em cinco jogos.

Para além disso, O Man Utd demonstrou enormes fragilidades contra equipas que pretendem ocupar os quatro primeiros lugares do campeonato: empatou com o Chelsea (0-0), perdeu com o Liverpool (1-0) e foi goleado pelo Manchester City (4-1).

Moyes queixa-se precisamente disso: «Penso que qualquer treinador que tivesse de enfrentar este calendário quando está num novo clube teria dificuldades. Se estes jogos aparecessem no final da época talvez as coisas corressem de outra forma».

Não há tempo para respirar, mas os próximos jogos, depois do desafio desta quarta-feira com o Liverpool, são menos exigentes: West Bromwich Albion, Sunderland, Southampton e Stoke City, com a Liga dos Campeões pelo caminho. Oportunidades para Moeys mostrar que está à altura da missão impossível de substituir Alex Ferguson.