João Pina, bicampeão europeu em título, foi esta sexta-feira eliminado ao primeiro combate nos Europeus de judo de Chelyabinsk, na Rússia, ficando deste modo de fora. O português estava a competir na categoria de -73 kg e foi derrotado pelo israelita Ioseb Palelashvili.
O judoca chegou aos Europeus da Rússia com algumas limitações, devido a uma lesão no joelho.
Pina, que já está qualificado para os Jogos Olímpicos de Londres2012, uma vez que ficou em 6º entre os 22 qualificados diretamente, não conseguiu vencer um adversário que também estará nos Jogos, qualificado através da «quota continental», um método em que conta a melhor pontuação em cada país e por continentes.
Diogo Lima, na categoria de -81 kg, perdeu hoje a hipótese de estar em Londres, depois ter sido vencido no segundo combate, nos Europeus. Para conseguir pontos suficientes no apuramento olímpico, o judoca necessitava de pelo menos chegar à final da sua categoria.
O português venceu o primeiro combate frente ao moldavo Vadim Bocan, mas no segundo perdeu com o russo Murat Khabachirov, um judoca que até está menos cotado nos «rankings» mundial e olímpico.
Telma Monteiro protagonizou o ponto mais alto para a seleção portuguesa, ao conseguir o seu quarto título europeu. Telma tem oito medalhas em oito presenças em campeonatos europeus e conta também com uma prata e três bronzes.
No sábado quem combate é a Yahima Ramirez, na categoria de -73 kg. A luso-cubana tenta segurar a vaga continental europeia e conseguir deste modo um lugar em Londres 2012.