Mesmo com a baixa de Fernando Torres e algumas adaptações no onze inicial, o Liverpool de Rafael Benitez soma e segue na liderança da Premier League. Este sábado, na visita ao aflito Blackburn, os «reds» tiveram de esperar pela meia hora final mas deram a machadada no jogo com golos de Xabi Alonso e do israelita Benayoun. O paraguaio Roque Santa Cruz ainda alimentou algumas expectativas nos adeptos do Blackburn, mas em tempo de descontos o inevitável Gerrard selou a vitória do líder, que mantém um ponto de avanço sobre o também vitorioso Chelsea.
A grande sensação da temporada, o Hull, voltou às vitórias após um ciclo negativo e subiu provisoriamente ao quinto lugar, por troca com o Aston Villa, que só joga este domingo. A equipa de Geovanni estava a perder a nove minutos do fim, mas foi duplamente feliz: primeiro o guarda-redes Turnbull fez um autogolo (81 m) e no lance imediato o defesa Weather foi expulso por derrubar Geovanni na área. Na conversão do penalty, King fez o 2-1 definitivo.
No outro jogo da tarde, o Newcastle viu fugir-lhe nos descontos uma vitória preciosa na luta pela fuga aos lugares de descida. A vencer por 2-0, graças a um bis madrugador do recuperado Michael Owen, os «magpies» tiveram uma meia hora final desastrosa e permitiram a Sidibé e Faye os golos do empate, com o segundo a acontecer já em período de descontos. Furioso com o árbitro, o manager do Newcastle, Joe Kinnear, acaboyu por receber ordem de expulsão, perante a incredulidade dos desolados adeptos do Newcastle.
Resultados e marcadores da 16ª jornada
Este sábado:
Fulham-Manchester City, 1-1
(Bullard, 27) (Mwaruwari, 6)
Arsenal-Wigan, 1-0
(Adebayor, 16)
Blackburn-Liverpool, 1-3
(Santa Cruz, 86) (Alonso, 69; Benayoun, 79; Gerrard, 90)
Bolton-Chelsea, 0-2
(Anelka, 9; Deco, 21)
Hull-Middlesbrough, 2-1
(Turnbull, 81 p.b.; King, 83 g.p.) (Sanli, 79)
Newcastle-Stoke, 2-2
(Owen, 8 e 24) (Sidibé, 60; Faye, 90)
Manchester United-Sunderland (mais tarde)
No domingo:
West Bromwich-Portsmouth
Everton-Aston Villa
Na segunda-feira:
West Ham-Tottenham