É inteligente. Mas também é culto. Prima pela irreverência. É revolucionário. Predicados generosos para Ernesto Che Guevara, o homem que um dia sonhou unir a América do Sul e exterminar a fome e a opressão dos povos. A ligação com José Mourinho surge na próxima frase. Um treinador que revolucionou o futebol com os seus métodos de trabalho, que espelha inteligência em cada conferência de Imprensa e nunca escondeu o seu conhecimento pelo mundo para além de um simples jogo de futebol.
Talvez por isso, a empresa T-shirts 365 associou a imagem dos dois e conseguiu a combinação perfeita e corrosiva do revolucionário argentino com o mítico treinador português. Confuso? Talvez não. A T-shirts 365 é uma empresa que fabrica t-shirts e estampa o rosto de vários ídolos do futebol internacional. Há géneros para todos os gostos, mas a caricatura de José Mourinho bate todos os recordes de originalidade. A fotografia do lendário Che Guevara, com a sua boina basca, surpreende a atenção no tecido azul, mas o rosto que prende o olhar é do próprio técnico do Chelsea.
Ou seja, temos José Mourinho - ele mesmo - com aquela sua cara de poucos amigos, como quem está a mostrar aos jogadores que os desafios são para ganhar, mas com a vestimenta de um nobre revolucionário e exposto à imaginação do autor. Com barba e o cabelo comprido. Só falta o bigode para que a associação fosse perfeita, mas esse pormenor poderia levantar dúvidas sobre a identidade do caricaturado. A t-shirt pode ser encomendada pela Internet pela quantia de 14,99 libras. Não é um produto oficial, como se compreende, mas os interessados têm vários tamanhos à disposição.
Este site inglês também privilegiou outros artistas da bola made in Portugal. Hélder Postiga podia ter passado longe do sucesso no Tottenham, mas também tem direito a uma t-shirt, embora aqui não haja qualquer tipo de montagem. O mesmo se escreve para Figo e Rui Costa, ídolos maiores de uma geração de ouro. Quem se identificar com eles tem uma excelente oportunidade para renovar o stock de roupa para o Verão. O mesmo se escreve para Pier Luigi Collina, o árbitro da careca reluzente e dos olhos esbugalhados. Não hesite.