Caro leitor, se por acaso não tiver nada melhor para fazer, embirre comigo: este F.C.Porto é a melhor equipa portuguesa de sempre?

Mas espere um pouco, não comece já. Primeiro vamos tentar definir critérios.

O que é preciso juntar para ter uma equipa memorável, inesquecível?

1. Títulos

2. Grande futebol

3. grandes jogadores

Tentemos perceber se o F.C. Porto preenche os requisitos.

1. Sim, sem dúvida. A Liga Europa está longe de ser a Liga dos Campeões. Mas o F.C. Porto junta a uma prova europeia um campeonato sem derrotas, a Supertaça e quem sabe a Taça de Portugal. E juntar tudo isto ningém conseguiu, em Portugal.

2. A referência do grande futebol, hoje em dia, é o Barcelona. Sim, porque é difícil comparar formas de jogar separadas por décadas. O F.C. Porto compara-se com o Barcelona? Acho que não. Mas só porque nada se compara. A equipa de Villas-Boas é exemplo acabado de um conjunto construído, pensado, reflectido. Um grupo bem gerido, exemplar, que sabe o que faz. Sabe como se joga, sabe sobretudo como se ganha.

3. Este F.C. Porto tem alguns dos melhores jogadores de sempre do clube. Quem tentar um onze histórico será obrigado a, pelo menos, pensar em alguns dos futebolistas actuais. Penso em Falcao, Hulk, Moutinho e Alvaro Pereira. Talvez nenhum seja titular nesse Porto de sonho (o que diz muito sobre a qualidade que passou pelo clube, só nos últimos 30/40 anos). Mas é justo considerá-los.

Dito isto, será este o melhor F.C. Porto de sempre?

Acho que não. Pelo menos ainda não. É só uma época, que precisa de ser confirmada. Até porque há espaço para crescer, todos (repito: todos) os futebolistas podem melhorar.

Mas isso, claro, em nada apaga o que acabou de ser conquistado e que merece muitos e rasgados elogios. Para Villas-Boas, para quem o apoia e sobretudo para os jogadores. Tdos eles, mesmo os que pouco actuaram.

Agora, caro leitor, embirre.

PS: Já agora, se me pergunta, a melhor equipa que vi jogar, na idade adulta, foi o F.C. Porto de Sevilha. Mas a memória mais empolgante é repartida pelo primeiro Benfica de Eriksson e pelo F.C. Porto de 1987. E a sua opinião?