Jessica Augusto, vice-campeã europeia de corta-mato, e Inês Monteiro, actual campeã nacional, falharam a partida no Crosse de Torres Vedras, neste domingo, principal prova de selecção para o Europeu de corta-mato de Dublin.
As atletas ainda estavam a despir o fato de treino e a calçar os ténis quando foi dado o início da prova, alegando que foram apanhadas desprevenidas por faltarem dois minutos para a hora marcada.
A selecção para o Europeu é feita nas provas que se disputam entre hoje e sábado, dia em que se realiza o crosse de Oeiras, no qual tanto Jessica como Inês recusam participar. «Não vou a Oeiras. Cada vez que lá vou, é para me lesionar», disse Inês Monteiro, citada pela Agência Lusa. «Não vou lá por causa da falta de qualidade do percurso», argumentou Jessica Augusto.
Se não forem a Oeiras, «à luz dos critérios fixados, não podem ser seleccionadas», explicou o seleccionador José Barros, admitindo, no entanto, que «algo de estranho se passou» em Torres Vedras.
«Não há versões coincidentes», explicou, referindo-se ao facto de Jessica, Inês, os seus treinadores e várias outras pessoas garantirem que a prova começou dois minutos adiantados, enquanto a organização diz que começou um minuto depois da hora e que o anúncio do tiro de partida foi audível.