Depois de Ana Hormigo (-48kg), Pedro Dias (-66kg) e Telma Monteiro (-52kg), sobretudo, terem terminado a participação aquém das expectativas, apesar de os dois primeiros serem estreantes nos Jogos, as atenções recaem esta segunda-feira sobre João Pina, oitavo do ranking mundial.
O judoca português entra em cena no terceiro dia de competição, mas também a João Pina o sorteio não foi favorável, uma vez que vai defrontar na primeira eliminatória o canadiano Nicholas Tritton, 31º do mundo e uma das apostas do seu país. Um combate com início agendado para as 05 horas da manhã.
Antes, porém, pelas 03 horas, será a vez da estreante Débora Nogueira disputar a primeira eliminatória em Florete, frente à chinesa Wanwen Su, depois de a Esgrima ter ficado sem Joaquim Videira nos 16 avos-de-final do torneio de Espada.
Às 12.30 horas terá lugar a estreia do nadador Pedro Oliveira, que vai participar na eliminatória de acesso às meias-finais nos 200m Mariposa.
Em busca de resultados prosseguem os velejadores Jorge Lima e Francisco Andrade, em 49er, com mais três regatas pela frente. Este domingo, a dupla portuguesa posicionou-se no décimo lugar, após os pontos somados em outras tantas etapas, posto que permite a qualificação para a Medal Race, a 16ª e decisiva regata.
Os favoritos Álvaro Marinho e Miguel Nunes, na classe 470, sétimos classificados em Atenas e vice-campeões do mundo, vão cumprir as duas primeiras de dez regatas de apuramento para a final, tal como o veterano João Rodrigues, desta feita em RS:X, ele que participa pela quarta vez consecutiva numas Olimpíadas. Em 2004 terminou na sexta posição, então na classe Mistral, e é o campeão europeu em título. Todos a partir das 06 horas.