É no sudeste asiático, no emirado árabe do Qatar, que o australiano Casey Stoner inicia a defesa do título mundial na 60ª edição do MotoGP, em disputa a partir deste domingo... à noite. O circuito de Losail, na capital Doha, é o primeiro de 18 grandes prémios para outros tantos pilotos em prova, quatro deles estreantes.
Foi neste palco que Casey Stoner se estreou pela Ducati na principal categoria do motociclismo e, claro, com uma vitória.
Concluída a etapa no Qatar, os pilotos regressam ao continente europeu, concretamente ao circuito espanhol de Jerez, onde a 30 de Março terá lugar o segundo GP da época, já depois de ali terem decorrido os testes de pré-temporada. Segue-se Portugal no calendário, com o autódromo do Estoril a dar as boas-vindas aos candidatos ao título, a 13 de Abril.
Xangai (GP China) a 4 de Maio, Le Mans (GP França) a 18 do mesmo mês; Mugello (GP Itália) a 1 de Junho, Barcelona (GP Catalunha) a 8, Donington (GP Inglaterra) a 22, Assen (GP Holanda) a 28; Sachsenring (GP Alemanha) a 13 de Julho, Laguna Seca (GP EUA) a 20; Brno (GP República Checa) a 17 de Agosto, Misano (GP San Marino) a 31; Indianápolis (GP EUA) a 14 de Setembro, Motegi (GP Japão) a 28; Phillip Island (GP Austrália) a 5 de Outubro, Sepang (GP Malásia) a 19 e Cheste (GP Valência) a 26, completam o calendário de 2008.
Quanto às equipas, são dez as participantes: a «Repsol Honda» aposta em Nicky Hayden (EUA) e Dani Pedrosa (ESP), a «Fiat Yamaha» concorre com Valentino Rossi (ITA) e o estreante Jorge Lorenzo (ESP), a «Ducati Marlboro» apresenta o campeão Casey Stoner (EUA) e Marco Melandri (ITA), a «San Carlo Honda Gresini» avança com o estreante Alex de Angelis (RSM [San Marino]) e Shinya Nakano (JAP), a «Rizla Suzuki» participa com Loris Capirossi (ITA) e Chris Vermeulen (AUS), a «Alice», em Ducati, compete com Toni Elias (ESP) e Sylvain Guintolo (FRA), a «Kawasaki Racing» corre com John Hopkins (EUA) e Anthony West (AUS), a «Honda LCR» entra apenas com Randy de Puniet (FRA), a «Tech 3 Yamaha» avança com Colin Edwards (EUA) e o estreante James Toseland (ING) e, por fim, a «JiR Scot» parte com Andrea Divizioso (ITA), outra estreia, desta feita em Honda.