Danica Patrick foi a mais rápida no GP de Motegi de Fórmula Indy, terceira prova do Mundial de IndyCar Series. A norte-americana, de 26 anos, entra, assim, para a história, já que é a primeira vez que uma mulher vence nesta categoria do automobilismo.
«É um grande alívio e uma recompensa para mim e para todos os que sempre acreditaram em mim», disse Patrick, relatam as agências noticiosas, depois da sua 50ª participação na IndyCar. A piloto conseguiu ultrapassar Hélio Castro Neves, bicampeão de Indy 500 e actual líder do Campeonato do Mundo, quando faltavam duas voltas para o final, aproveitando as paragens nas boxes de Scott Dixon e Dan Wheldon, que lideravam a prova.
«Finalmente», desabafou Danica Patrick, acrescentando que «há muito que esperava por isto». Desde a sua estreia em 2005, a norte-americana conseguiu três poles e conquistou o segundo lugar no GP de Detroit, no ano passado.
O Campeonato do Mundo é liderado por Hélio Castro Neves, com 112 pontos. O brasileiro é seguido de perto por Scott Dixon, com cem pontos. Danica Patrick está em terceiro, com 98.