Benfica e FC Porto não vacilaram na jornada 31 da Liga e continuam separados por três pontos, quando faltam jogar três jornadas. No fundo, Nacional e Tondela perderam e estão mais aflitos, e ainda uma nota de destaque para o V. Guimarães que está agora a um ponto de confirmar o quarto lugar.

Quanto ao título.

As águias jogaram primeiro e venceram o Estoril por 2-1, com Jonas a ser o salvador de uma tarde apagada do conjunto de Rui Vitória, frente a um conjunto de Pedro Emanuel que fez um grande jogo, mostrando que desde que é liderado pelo ex-FC Porto está num patamar muito superior.

Ao triunfo do Benfica respondeu o FC Porto em Chaves, também com dois golos, um de Soares e outro de André André, e voltou a colocar a diferença em três pontos. Nota negativa para Maxi Pereira, que foi expulso nos minutos finais e vai falhar, pelo menos, a deslocação à Madeira, para defrontar o Marítimo.

O terceiro classificado Sporting foi a Sp. Braga e venceu com um hat-trick de Bas Dost, respondendo a golos de Rui Fonte e Ricardo Horta. Os leões estão agora a um ponto de garantir o terceiro lugar e continuam a cinco pontos do FC Porto e oito do Benfica.

A Europa

Este triunfo do Sporting deu uma ajudinha ao Vitória de Guimarães, que ganhou em Setúbal e aumentou para oito pontos a vantagem sobre o Sp. Braga, estando também a um ponto de garantir o quarto lugar.

Os Guerreiros do Minho, agora com Abel, olham para o rival minhoto como miragem e têm que se preocupar com o Marítimo que vem logo atrás, está a quatro pontos e que nesta ronda desperdiçou a oportunidade de se aproximar ainda mais, ao perder com o Feirense (2-1).

A equipa de Daniel Ramos até jogou com mais um homem durante mais de 45 minutos, mas foi incapaz de chegar aos golos para virar um resultado que já estava em 2-1.

Assim, beneficiou o Rio Ave, que afundou o Nacional (2-0) e está a dois pontos do sexto lugar do Marítimo, que dá acesso à Liga Europa.

Nacional e Tondela com a corda no pescoço

O Moreirense conseguiu uma recuperação tremenda em Arouca, depois de estar a perder por 2-0, e está a três pontos da salvação. A equipa de Moreira de Cónegos aumentou a vantagem, agora três pontos para o Tondela e seis para o Nacional, e um triunfo frente ao Braga na abertura da próxima jornada faz com que Tondela e Moreirense caiam para a II Liga.

Como a equipa de Petit tem vantagem para as duas equipas no confronto direto (venceu duas vezes o Nacional e somou um triunfo e um empate com o Tondela), pode nem precisar de ganhar para empurrar as equipas para a II Liga. Ou seja, o Nacional terá sempre de fazer melhor que o Moreirense na próxima jornada senão desce, porque neste momento a diferença entre as duas equipas é de seis pontos.

Já o Tondela só desce já se perder e o Moreirense vencer.

Num jogo entre duas equipas tranquilas, o Belenenses somou a sétima derrota consecutiva ao perder com o Paços de Ferreira em casa por 2-1. Os pacenses conseguiram fugir aos Azuis do Restelo na tabela, já que estavam igualados pontualmente.

Confira a classificação da Liga portuguesa.